Saber ouvir

O que mais encontramos nos dias de hoje são grupos de pessoas falando cada qual de si. Hoje, muito se fala e pouco se escuta. Muitos falam e ninguém se ouve, verdadeiramente. Todos nós gostamos de expor as nossas ideias e de ter uma participação no decorrer da conversa. É normal desejarmos expor os nossos pensamentos e experiências. A dificuldade está no saber ouvir. Quando ouvimos superficialmente, capitamos apenas mensagens também superficiais. Não há interação com o outro. Isso dificulta os relacionamentos no trabalho, na família, etc... Temos por hábito, a maioria de nós, de interromper os outros e tirar conclusões precipitadas. Além disso, nossas crenças nos levam a escutar apenas o que acreditamos ser "verdadeiro". Da mesma forma, nossa competitividade também nos faz querer dominar as conversas. E quando alguém fala o que não queremos ouvir, fugimos da realidade e nos desligamos da conversa. Portanto, a tarefa de ouvir não é tão fácil quanto parece porque ouvir é deixar de lado nossa prepotência e se despojar no próprio narcisismo. É preciso colocar a humildade no lugar da arrogância intrísseca. Todo mundo quer cursos para aprender a "falar". Ninguém quer aprender a "ouvir". Saber ouvir é um ato de boas maneiras, de educação e de cuidado com quem nos cerca. Quanto mais desenvolvermos a habilidade de ouvir o outro maior a probabilidade de prestar atenção nas necessidades das pessoas que estão à nossa volta. Pessoas que não sabem ouvir, não conseguem perceber informações importantes de quem está ao seu lado. Ouvir com atenção significa compreender sem avaliar ou julgar os pontos de vista de outra pessoa. Devemos nos esforçar para ouvir posições contrárias às nossas, bem como devemos dar a chance para que o "outro lado" possa construir seu raciocínio e expor suas ideias. Tem um velho ditado árabe que diz: "A panela grande deve compreender a panela pequena". Em outras palavras, você pode não entender o outro, mas pode compreendê-lo. E também, muitas vezes, a pessoa que está falando só quer seu silêncio. Saber ouvir é antes de tudo um exercício necessário para o nosso bem estar. Nosso e do outro. Que em 2015 saibamos ouvir mais do que falarmos. E, que Deus cubra de bençãos no "Ano Novo" que se inicia, a diretoria, funcionários, associados parceiros e amigos da AFAEMG. Desejo a todos Saúde, Sucesso e Paz.

Maria Helana Mansur
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